Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.
 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e   habitaram ali.
 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.
 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam;
 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.
Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a    linguagem de outro.
 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.
Chamou-se lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.
Gênesis 11:1 a 9

A construção da torre na cidade de Babel, por isso o nome “torre de babel”, teve como principal objetivo impedir a dispersão do povo para repovoar a terra após a quase extinção da raça humana causada pelo dilúvio. Durante o dilúvio o Senhor preservou Noé e seus filhos na arca e queria fazer deles os ancestrais na nova raça humana e era objetivo de Deus que eles se espalhassem pela terra.

Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Gên. 9:1

Logo após o dilúvio Noé e seus filhos habitaram durante um tempo na região do Ararate, na Turquia onde a arca repousou, porém quando começou a aumentar o número de descendentes, aumentou também a apostasia e os que não queriam partilhar da obediência a lei de Deus e da convivência com aqueles homens da linhagem santa, preservadores da verdade divina, logo decidiram se afastar deles e criar uma forma de governo que satisfizesse o desejo do seu coração. Viajaram mais ou menos 800 km para a planície de Sinear na antiga Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque e ali resolveram edificar uma cidade e uma grande torre

Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Gên. 11:4

Cam e a descendência amaldiçoada

 Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã.
19 São eles os três filhos de Noé; e deles se povoou toda a terra.
20 Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
21 Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda.
22 Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.
23 Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem.
24 Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço
25 e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. Gên. 9: 18 a 25

 A falta de respeito de Cam por seu pai em não cobrir a sua nudez e sim por ter zombado dele mostrando a cena aos seus irmãos, nos ensina o quanto os pais merecem o nosso respeito ainda que eles estejam nus e embriagados, como Noé estava. O erro de Noé não tirava a obrigação de respeito por parte de Cam, que deveria ter coberto a nudez do seu pai em vez de expor suas vergonhas aos seus irmãos com zombaria. Ao contrário de Cam, seus irmãos, Sem e Jafé mostraram reverência andando de costas na direção do pai e com uma capa cobriram sua nudez.
 Ao proferir a maldição sobre Canaã, filho de Cam, aprendemos que o caráter mal formado pelos pais vai ser passado para os seus filhos como uma maldição, no caso de Cam o seu mal caráter foi reproduzido em Canaã e em toda sua descendência a ponto de se formar uma linhagem que se tornariam dos maiores inimigos de Deus. Entre os descendentes de Cam estão os cananeus, egípcios, sírios, babilônicos, entre outros povos que perseguiram o povo de Deus. Um só pecador destrói muitos bens. Ecl. 9:18
                                    
A Dívida dos Filhos Para com os Pais

Os filhos devem sentir-se em dívida para com os pais, que lhes têm protegido na infância e cuidado deles nas enfermidades. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 145 e 146.
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Êxo. 20:12. Este é o primeiro mandamento com promessa. Recai sobre crianças e jovens, sobre os de meia-idade e os idosos. Não há na vida nenhum período em que os filhos fiquem isentos da honra aos pais. Esta solene obrigação recai sobre cada filho ou filha, e é uma das condições de prolongamento de sua vida na terra que o Senhor dará aos fiéis. Isto não é um assunto indigno de consideração, mas uma questão de vital importância. A promessa está sob a condição da obediência.
Se obedeceis, vivereis longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dá. Se desobedeceis, não prolongareis vossa vida na Terra. Testimonies, vol. 2, págs. 80 e 81.
Os pais têm direito ao amor e respeito em certo grau que a nenhuma outra pessoa é devido. O próprio Deus, que pôs sobre eles a responsabilidade pelas almas confiadas aos seus cuidados, ordenou que durante os primeiros anos da vida estejam os pais em lugar de Deus em relação aos seus filhos. E aquele que rejeita a lícita autoridade de seus pais, rejeita a autoridade de Deus. O quinto mandamento exige que os filhos não somente tributem respeito, submissão e obediência a seus pais, mas também lhes proporcionem amor e ternura, aliviem os seus cuidados, zelem de seu nome, e os socorram e consolem na velhice. Patriarcas e Profetas, pág. 308.

Ninhode e seu projeto fracassado

 Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
 Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra.
 Foi valente caçador diante do SENHOR; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.
 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
 Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá.
 E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém


Entre os descendentes de Cam que resolveram separar-se do povo de Deus está Ninhode conhecido como -o poderoso caçador seu nome em hebraico, má radh que significa “rebelar”. Foi ele que estava na linha de frente da construção da cidade e da grande torre, como a bíblia mesmo fala “o princípio do seu reino foi Babel”. O termo original da palavra Babel vem do acadiano babilu, que significa Portal de Deus, o objetivo inicial da construção da torre foi criar um caminho que pudesse chegar a Deus do jeito do homem, a torre representava o caminho ao céu do jeito do homem. Logo depois o seu nome foi mudado para Babilônia que passou a significar em hebraico “confusão”, pela grande confusão de línguas que ocorreu durante a construção da torre. Essa história aconteceu a aproximadamente 120 anos após o dilúvio


Estrutura da torre

A construção da torre é outro assunto que tem despertado a curiosidade de estudiosos, muitos se perguntam como construir uma torre numa época onde não existia tanta tecnologia e com uma altura que chegasse até os céus. No livro Patriarcas e profetas da autora Ellen G White ela mostra que os homens daquela época possuíam muitas vantagens sobre os homens de hoje tanto em força física como intelectual veja a descrição:

As vantagens dos homens daquela época para adquirirem conhecimento de Deus mediante Suas obras, nunca foram desde então igualadas. E, assim, longe de ser uma era de trevas religiosas, foi ela de grande luz. Ellen G White (patriarcas e profetas pág. 83)

Hoje o prédio mais alto do mundo o Burj khalifa em Dubai possui uma altura de 828 metros, mas arqueólogos acreditam que a torre de Babel possuía uma altura bem maior do que essa, a estrutura das torres antigas não são como as de hoje, elas possuíam uma forma piramidal ,a evidencia disso são os zigurates que eram os arranha céus em forma piramidal da Mesopotâmia onde ainda hoje se encontram suas ruínas ,como os que foram achados na cidade de Ur do patriarca Abraão, acredita-se também que essas ruínas de zigurates são datados da mesma época da torre de Babel. No formato dos zigurates suas bases são amplas dando mais sustentação ao peso, a queima de tijolos  muda toda estrutura do material dando muito mais resistência, e essa tecnologia segundo a bíblia foi usada na construção dessa torre.

Objetivos da construção da cidade e da torre de babel:

Fazer dessa torre uma maravilha ao mundo
Impedir que o povo se espalhasse ao longe em colônias
Fundar uma monarquia que dominasse a terra inteira
Fazer dessa cidade a metrópole de um império universal
Receber a glória e homenagem do mundo tornando ilustre os fundadores e famosos pelo resto da vida
Fazer da torre um monumento de poder e sabedoria dos seus construtores
Garantir segurança em caso de outro dilúvio
Pela altura da torre queria achar uma explicação para a causa do dilúvio
Estabelecer um governo independente de Deus


A confusão de línguas e a origem dos idiomas


Você já deve ter se perguntado porque existem tantos idiomas, hoje existem aproximadamente 7 mil tipos de línguas diferentes. Antes da construção da torre de Babel só existia uma língua falada Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.Gên. 11:1, a língua de Adão foi a mesma língua falada por Noé e todos os seus descendentes, porém para impedir que o projeto da construção da torre prosseguisse o Senhor acabou confundindo a língua dos construtores. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.
Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a    linguagem de outro.

Ellen G White faz uma declaração desse evento:

Quando a torre se completara parcialmente, parte dela foi ocupada como habitação de seus construtores; outros compartimentos, esplendidamente aparelhados e ornamentados, eram dedicados a seus ídolos. O povo regozijava-se com o seu êxito, e louvava os deuses de prata e ouro, e colocavam-se em oposição ao Governador do Céu e da Terra. Súbito sustou-se a obra que estivera avançando tão prosperamente. Anjos foram enviados para reduzir a nada o propósito dos edificadores. A torre havia alcançado uma grande altura, e era impossível aos trabalhadores no cimo comunicar-se diretamente com os que estavam na base; portanto foram estacionados homens em diferentes pontos, devendo cada um receber os pedidos de material de que se necessitava, ou outras instruções relativas à obra, e transmiti-las ao que estava imediatamente abaixo. Passando assim os avisos de um para o outro, foi confundida a língua, de modo que se pedia material de que não havia necessidade, e as instruções transmitidas eram muitas vezes o contrário das que tinham sido dadas. Seguiram-se a confusão e o desânimo. Todo o trabalho paralisou-se. Não mais podia haver harmonia ou cooperação. Os edificadores eram inteiramente incapazes de dar a razão dos estranhos mal-entendidos entre eles, e em sua raiva e decepção, censuravam uns aos outros. Terminou sua confederação em contenda e carnificina. Raios do céu, como prova do desagrado de Deus, quebraram a parte superior da torre, e a lançaram ao solo. Os homens foram levados a compenetrar-se de que há um Deus que governa nos Céus.
Até aquele tempo todos os homens falavam a mesma língua; agora, aqueles que compreendiam a fala uns dos outros, uniram-se em grupos; alguns foram para um lado, outros para outro. "O Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a Terra." Gên. 11:8. Esta dispersão foi o meio de povoar a Terra; e assim o propósito do Senhor se cumpriu pelo próprio meio que os homens haviam empregado para impedir a sua realização.
                                            Conclusão

A construção da torre de Babel nos traz como principal lição o fato de que não podemos jamais construir o nosso caminho para o céu pois o final do nosso projeto se tornará um memorial de nossa loucura. Assim como Deus desceu para ver a construção dos filhos dos homens ele também descerá do céu para ver tudo o que construímos em nossas vidas, que material temos usado na construção da nossa vida e na formação do nosso caráter? Será que estamos comprando as vigas apodrecidas que o mundo está vendendo? Será que temos usado como base do nosso caráter as colunas do orgulho e da auto confiança? Que torre o seu dedo aponta como direção ao céu? As torres de babel modernas, construídas pelas suposições das ciências ou das suas próprias concepções? Ou você faz parte daqueles que enxergam que só há um caminho que nos leva a vida, daqueles que compreendem que só existe uma torre na qual podemos confiar como um caminho seguro ao céu?

O Nome do SENHOR é Torre Forte, sob a qual o justo busca refúgio e permanece seguro. Provérbios 18:10

Saul Fraga